top of page

Falando um pouco sobre: Mega Man 7

  • guedesluis993
  • Jan 23
  • 6 min read

Se existe uma coisa no mundo dos games… são os vilões que nunca aprendem e sempre irão retornar para dominar o mundo, mas seus planos sempre serão interrompidos, pois o Herói já estará pronto para mais uma aventura!


Com isso em mente, vamos falar sobre o grande Mega Man ou Rock Man se você estiver familiarizado com a versão japonesa do jogo.


Sua primeira aparição foi para o Nintendo Entertainment System(Nintendinho), onde Mega Man foi lançado tanto no Japão quanto nos Estados Unidos em 1987 e em 1989 na Europa, onde somos apresentados a 2 grandes cientistas: Dr. Light e seu assistente o Dr. Wily, mas que por causa da inveja e pelo desejo de poder o Willy acabou traindo seu chefe e então Light mandou Mega Man levar o seu ex assistente à justiça.


Vamos focar somente no Mega Man 7, jogo este que foi lançado para o Super Nintendo Entertainment System (Super Nintendo) em 1995 tanto para o Japão, Europa e Estados Unidos e o motivo é bem simples: Foi o meu primeiro contato com a série. 


Sobre o jogo


A primeira coisa que o jogador vai notar é a lentidão que o Mega Man possui, ainda mais se você comparar com os jogos anteriores do Nintendinho, seu pulo também ficou menor, porem o que mais chama atenção foi como o jogo se posiciona, pois fica parecendo que o cenário ficou ampliado e com isso o Mega Man aparece muito grande na tela, o bom é que não chega a atrapalhar muito, pois as fases foram construídas justamente para que o jogador consiga se adaptar, mas esta adaptação pode variar.


Seguindo a formula dos jogos anteriores, o jogador precisa ter uma boa noção para executar os pulos precisos, agilidade para escapar das armadilhas e ficar atento aos inimigos bem posicionados que estão lá para punir os desatentos, fora os itens que precisam ser achados nas fases.


Ao finalizar a fase, você será recompensado com uma nova arma para facilitar o seu avanço, e elas conseguem ser bastante uteis em diversas situações até mesmo se precisar interagir com o cenário, mas só fique de olho para que suas suas armas não acabem, ainda mais se ela for a fraqueza contra o chefe da fase.


Cada fase consegue passar a sensação de serem únicas, o cenário e a trila sonora também ajudam a dar um charme, onde elas conseguem se encaixar bem com o tema do chefe e vai ter momento em que você terá que revisitar cada uma delas para ir atrás de alguns itens que está escondido em alguma sala ou enterrado e esperando para ser encontrado pelo Rush Search.


Até se acostumar com o jogo os precipícios serão seus grandes inimigos junto com alguns chefes que acabam complicando bastante ainda mais se você tentar derrota-los sem a sua fraqueza.


Principalmente o último chefe do jogo, pois o jogo tem a fama de ser o Mega Man Clássico com o Dr. Wily mais complicado de derrotar.


Sobre as mecânicas


O sistema de upgrade da armadura do Mega Man VI foi mantido, mas em vez de ter 2 formas acabamos recebemos apenas 1 única forma que é o Super Adapter, onde ele é capaz de voar por um curto período de tempo e no lugar do Mega Buster, ele atira o seu punho que acerta um inimigo à distância, causando bastante dano, mas em compensação devido ao peso da armadura você não vai ser capaz de deslizar.


No jogo temos os parafusos que tem a função de dinheiro para ser usado na loja Big Eddie, que é gerenciada pelo Auto, um dos assistentes do Dr. Light, nela você pode comprar alguns upgrades e itens como E-tanks, W-tanks, Energy Balancer e 1-UP.


Uma coisa que ajuda bastante é o fato de termos uma loja para poder comprar os itens de recuperação de energia, dando ao jogador segurança já que o preço não é muito alto e existe fases onde é fácil de se conseguir os parafusos.


Rush continua presente no jogo te ajudando com suas habilidades, no início do jogo ele só tem a Rush Coil, mas tanto o Rush Jet quanto o Rush Search podem ser adquiridos em um certo lugar de uma fase ou comprando na loja do Auto, mas só depois que o jogador entregar o item Hyperbolt.


Rush Search acaba sendo uma grande ajuda, pois é através dele que você consegue alguns itens de graça como o Exit Part, Energy Balancer, Hyper Rocket Buster para não ter que comprar na loja, pois o preço é muito alto.


E vale lembrar que ao coletar todas as letras do RUSH, ele vai ganhar a habilidade de se transformar, liberando assim o Super Adapter.


Beat também se encontra no jogo com a habilidade de tirar você do precipício, mas para liberar no jogo você tem que resgatá-lo e uma vez liberado, pode comprar a sua recarga na loja.


Proto Man também se encontra no jogo para te dar algumas dicas, porém ele se encontra nas áreas secretas de algumas fases e no último encontro ele vai querer te testar e se você conseguir superá-lo, ganhara o Proto Shield como recompensa. 


Um pouco sobre o enredo


A história se passa após 6 meses depois dos eventos do Mega Man VI, onde Dr. Willy se encontra novamente preso, mas o mundo acaba se encontrando em perigo novamente, pois 4 Robot Masters apareceram com outros robôs e começaram a causar destruição na cidade e o cientista aproveitou a situação para escapar novamente.


Diferentes dos jogos anteriores, agora somos apresentados a uma fase prologo com direito a cutscene, mostrando que o jogo está aproveitando o que o Super Nintendo tem a oferecer.


No prologo somos apresentados a Mega Man, Roll e ao novo personagem da franquia, Auto, indo em direção a cidade para ver o que aconteceu, mas por conta da estabilidade na rua, o nosso herói então segue sozinho e se encontra com o Dr. Light que está sendo protegido pelo Rush e ao avisar sobre o ataque dos robôs a prisão é atacada e Willy sai voando utilizando uma nave.


Com Dr. Light em segurança, ele continua com o seu avanço até encontrar o grande robô que está destruindo a cidade e assim liberar caminho para ir atrás do Dr. Wily, mas no final do caminho ele é atacado por uma pessoa misteriosa que se apresenta como Bass e possui um leal lobo robô chamado Treble, e ele avisa para que o nosso herói que eles estavam atrás do Willy e que era para Mega ficar de fora.


Com isso ele vai atrás e consegue destruir o robô que está destruindo a pista, mas no final ele é atacado por 2 robôs misteriosos que se apresenta como Bass e o seu leal lobo, o Treble,  fora enquanto eles mesmo iriam prender o cientista do mal e vão embora deixando Mega Man com dúvida sobre o que aconteceu.


Decidido então, o nosso herói se prepara para enfrentar os Robots Masters e assim descobrir informação sobre o Dr Wily e também do Bass.


Com isso somos levados a tela de seleção de fases onde só temos 4 opções de Robot Master e só depois de derrotar eles é que poderemos continuar a história do jogo e assim liberar os outros Robots Masters.


Você tem a liberdade para escolher por qual fase começar e se quiser pode até voltar para alguma fase já concluída para pegar algum item ou até mesmo para tentar pegar mais vidas .


(Se quiser conhecer mais sobre os Chefes, basta acessar aqui)


Vale a pena?


A resposta é: SIM, vale a pena conhecer! Mega Man 7 acaba sendo uma ótima opção, ainda mais se você for fã da serie clássica, pois é uma boa oportunidade para ver como ele se comportou na geração dos 16-bits e de fato ele conseguiu se apresentar bem com um bom gráfico, uma trilha sonora boa e uma jogabilidade onde o jogador vai se acostumando enquanto joga e principalmente: Ele aprende com os seus erros!


Deixar 4 Robot Masters no inicio do jogo faz com que diminuía aquela pressão que o jogador sente em querer saber qual é a melhor fase para se iniciar.


Mas ao mesmo tempo que ele conseguiu se apresentar bem, o Super Nintendo acabou tendo opções melhores como por exemplo: Mega Man X que lançou em 1993 e Mega Man X2 que lançou em 1994, mas lembrando que estes 2 jogos possuem são do mesmo universo, mas são personagens diferentes em épocas diferentes.


O fato dele ter um grande aumento de dificuldade durante a batalha final é algo que pode fazer com que muita gente não queira finalizar o jogo ou então pode fazer com que o jogador deixe de se divertir e acabe se frustrando.




Comments


© 2020 by LuisGuedes. Created with Wix.com

bottom of page