Vamos falar sobre EarthBound!
- guedesluis993
- May 3
- 14 min read
Um coisa que eu sei é: Você sempre vai ter aquele jogo especial que vai guardar no coração e hoje eu vou falar sobre um dos RPGs que eu gosto muito.
Ele faz parte dos jogos que me apresentaram ao universo do RPG e ainda lembro até hoje desses jogos:
Final Fantasy 2 (a versão americana do Final Fantasy 4) de Super Nintendo;
Final Fantasy Mystic Quest de Super Nintendo;
Pokémon Red de Game Boy;
Earthbound de Super Nintendo.
Sua comunidade é bem presente, com diversas artes, animações e até fan games e e temos muitos rpgs indies que usaram ele como base para desenvolver os seus projetos, então seja muito bem vindos ao universo de EARTHBOUND!
Ainda lembro quando ganhei, foi na véspera de Natal quando recebi a fita de presente e mal sabia que ele seria a minha porta de entrada para o mundo dos RPGs e desde daquele momento eu comecei a jogar sem parar!
Mesmo não sabendo inglês eu fiquei apaixonado pela pixel art do jogo junto com sua trilha sonora bem marcante, eu demorei muito para zerar até por conta das partes em que me perdia pela dificuldade de entender o inglês e nessa brincadeira eu ficava rodando e falando com todos os NPCs na esperança de ativar alguma coisa para poder seguir com a historia. Ainda lembro que quando comecei a enfrentar o último chefe, já era bem tarde da noite e como tava todo mundo dormindo, lá estava eu sozinho na sala com a luz apagada e ai já sabe, quem conhecer a batalha final, sabe como ela se comporta e... zerar o jogo de madrugada foi uma experiência bem única rsrsrsrs.
Isso que nem falei dos meus momentos de tristeza por perder o save durante as quedas de energia e quando ligava o console, cade o save?
Fun Fact: Eu tenho até historias sobre perder saves de RPGs, pois já perdi diversos save como: Da primeira versão de computador de Final Fantasy 7, meu save corrompido de Final Fantasy Tactics Advance e até tive que zerar Final Fantasy 8 sem poder desligar o Playstation 2, pois não tinha o memory card do Play 1, mas isso é uma historia para outro dia.
Mas agora vamos falar direito sobre o jogo não é mesmo?
Earthbound é o seu nome americano, mas no Japão ele é chamado de Mother 2, sendo uma continuação do Mother 1, um RPG que lançou em 27 de julho de 1989 para o Famicom, o jogo só saiu do Japão em 14 de junho de 2015 para o Wii U através do Virtual Console e chegou aqui com o nome de EarthBound Beginnings.
Existe motivos que são abordados sobre ele nunca ter saído do Japão e entre elas:
O lançamento do Super Nintendo que estava próximo;
A baixa venda do Mother 1 comparado a outros games da época como Dragon Quest e Final Fantasy;
O público ocidental tinha pouco contado com RPGs com textos mais complexos;
O custo elevado para criar um cartucho com mais chips.
Agora o nosso o Earthbound foi lançado para o Super Nintendo e foi lançado em:
No Japão em 27 de agosto de 1994
Nos EUA em 5 de junho de 1995
O Jogo foi produzido pela Ape Inc. que era dirigida pelo Shigesato Itoi junto com a HAL Laboratory, que era comandada na época pelo programador Satoru Iwata.
O jogo passou por muitos problemas, levando 5 anos para conseguirem concluir o projeto e o maior problema era na programação do jogo, pois o motor que estava sendo utilizado era instável e bugado, criando um jogo mal otimizado e isso mudou com a chegada de Satoru Iwata que reescreveu o código do jogo praticamente do zero, criando assim um novo motor gráfico.
OBS: Para o lançamento no Japão ele levou 4 anos, mas o ultimo ano foi devido a tradução para o inglês, fora as mudanças para poder apresentar o jogo para o público do ocidental.
Houve mudanças como:
A tela inicial da versão japonesa temos a frase "Giygas Contra-Ataca!", trazendo referencia ao Mother 1 enquanto na versão americana só diz "A guerra contra Giygas" já que Mother 1 nunca saiu do Japão naquela época.
Existe na cidade de Fourside um estabelecimento que deve ser acessado para dar continuidade na historia, na versão japonesa temos que acessar um bar para seguir a historia, mas na versão americana o nome "Bar" é substituído por "Café" e as frases dos NPCs também foram modificados para se encaixar com a nova temática do local.
Fora outras coisas que receberam modificações como: Citações religiosas, alguns copyrights e até comentários e piadas de duplo sentindo para maiores de idade.
Curiosidades: Foi implementado algumas medidas para impedir a pirataria do jogo, se fosse detectado o jogador receberia na tela um aviso, mas se isso for ignorado o jogo elevaria a curva de dificuldade do jogo, fazendo aumentar os encontros dos inimigos, colocando alguns inimigos mais fortes em lugares onde deveria ter inimigos de nível baixo e se mesmo assim o jogador conseguir chegar na batalha final, o game iria travaria e você perderia o save.
Uma das coisas que muitos comentam é pelo fato de Earthbound ser um dos poucos RPGs da geração 16 bits que diferente dos outros jogos, ele apresentou uma temática moderna, cheio de referencias voltara para a cultura pop dos anos 80/90.
Vamos nos aventurar em um mundo dos anos 90, onde globins, orcs e demônios são substituídos por animais, humanos e aliens e para derrota-los temos que utilizar: Taco de baseball, frigideiras, armas de fogo e os nossos poderes psíquicos!

Como todo bom jogo de RPG somos apresentados a inimigos que tem o padrão de nos enfrentar usando ataques com status negativos e temos uma variedade deles que são:
Sleeping - O personagem passara alguns turnos dormindo;
Can't concentrate - Seu PSI ficará bloqueado;
Crying - Você tem mais chances de errar seus ataques físicos;
Diamondized - Seu corpo se transformara em diamante, sendo praticamente o status "stone" de Final Fantasy;
Possessed - Você será assombrado por um pequeno fantasma que aleatoriamente poderá te causar dano ou até fazer com que você perca o turno;
Solidifed - Você perderá 1 turno;
Unconscious - Uma vez que seu HP chegue a zero você receberá este status;
Existe status que tem funções bem parecidas, onde:
Cold - Você perderá uma quantidade pequena de HP tanto na batalha quanto fora da batalha;
Sunstroke - Você perderá uma quantidade de HP tanto na batalha, quanto caminhando no mapa;
Nauseas/Feeling Sick - Todo turno você vai perder uma quantidade maior de HP se comparar com o status de "Cold";
Poisoned - Você perderá uma quantidade de HP bem parecido com os status de Nauseas, mas o seu diferencial é que isso também afetará enquanto você caminha pelo mapa.
No caso do Sunstroke, você só terá uma chance de receber este status em 2 momentos no jogo que são áreas desérticas , onde o sol é extremamente e seus personagens começam a sentir bastante calor enquanto caminham pelas areias, impossibilitando de receber durante as lutas.
Temos também mais 2 status com funções iguais:
Feeling Strange - Tem chance de você agir de forma randômica;
Mushroomized - Além de fazer com que o personagem tenha uma chance de agir de forma randômica na batalha, o seu controle pode sofrer alterações no mapa, fazendo seu personagem se mover de forma aleatória.
Temos um status chamado Homesick, mas este você pode receber de uma forma bem aleatória que é após vencer uma luta e somente Ness que pode receber este status negativo.

Nos status dos personagens temos 7 status onde cada um tem uma função diferente:
HP (Hit Points) - Seus pontos de vida que vai diminuindo sempre ao receber dano. Se ele chegar a 0, seu personagem vai morrer.
PP (Psychic Points) - Sempre vai diminuir ao usar as suas técnicas PSI.
Level - O nível atual do personagem, quanto maior for seu nível, ele terá mais status e mais pontos de HP e de PP.
Experience Points - O total de pontos que o personagem possui após vencer todas as batalhas e é possível ver também o quanto falta para aumentar o seu nível;
Offense - Sua força física, influenciando o dano causado pelas armas que possuem o comando "Bash" na luta.
Defense - Quanto maior for, menos dano você vai receber dos inimigos;
Speed - Quanto maior for, mais rapido você vai ser, conseguindo atacar primeiro na batalha;
Guts - Aumenta as chances de soltar um ataque critico conhecido como "SMAAAAASH!!" e também ajuda a fazer com que o personagem consiga sobreviver após receber um dano mortal, ficando com apenas 1 de HP;
Vitality - Ajuda a determinar o quanto de HP você ganhará após conseguir um novo Level;
QI - Ajuda a determinar o quanto de PP você vai ganhar após conseguir um novo level ;
Luck - Aumenta suas chances de conseguir acertar e até de esquivar dos ataques;
Uma coisa interessante é que como Jeff não tem PSI, o QI tem um efeito diferente nele, pois a quantidade de pontos vai influenciar na sua capacidade de concertar os itens quebrados.
No jogo temos mais algumas coisas como:
Seu HP funciona como um odômetro, fazendo seu HP rolar ao sofrer um dano, permitindo que você consiga sobreviver a golpes fatais se conseguir se curar a tempo;
Como não temos magia o MP foi substituído pelo PP (Psychic Points) e a "Magia" no jogo é chamada de PSI;
Sua batalha em turno funcionava em primeira pessoa, lembrando jogos como Dragon Quest;
Para cuidar dos seus status negativos você terá que ir para o hospital para ser tratado com a enfermeira e para recuperar seu HP e PP você deverá dormir em hotéis;
Você terá muitos itens com temática de comidas ocidentais para poder se curar como pizza, hambúrguer, batata frita e poucas opções de comidas orientais;
Alguns itens podem sofrer uma mudança se vc deixar muito tempo na mochila como por exemplo o "Ovo" que se demorar muito tempo, ele vai chocar e se transformara em uma galinha e ela vai embora fazendo você perder um item;
Muitos NPCs podem não ajudar com sua jornada, mas possuem diálogos únicos e bem interessantes, valendo muito a pena tirar um tempo para conversar com eles e alguns tem até uma segunda caixa de dialogo se por acaso você falar com ele novamente;
No jogo você pode encontrar os inimigos no mapa e se você for fraco os inimigos vão atrás de você, agora se você estiver com mais força do que eles, vão acabar fugindo de você;
O jogo possui a mecânica de vitória instantânea se você enfrentar um inimigo que é lento e fraco o bastante para ser derrotado no primeiro turno.
Ele possui a mesma penalidade de Mother 1 e de Dragon Quest, onde o jogador ao perder a luta ele voltará para o ultimo save point, mas perderá uma parte do seu dinheiro e somente o protagonista vai reviver, sendo obrigado ir para o hospital para reviver seus aliados.
O jogo sempre foi considerado um jogo muito estranho tanto no bom sentindo quanto que no mal sentindo por vários motivos e entre eles:
Sua batalha final é tensa e desconfortável criando um clima bem pesado para o jogador;
O background da batalha cheio de animações psicodélicas;
marketing americano tentando abraçar o publico com um humor nojento como por exemplo: "This game stinks!" ("Este jogo fede!");
Seus inimigos bizarros que vai desde um hippie, placas de transito que ganharam vida e um pedaço de vomito;
NPCs com diálogos trazendo um pouco de humor, critica e até filosofia onde ele mesmo diz não ser importante para o jogo;
A quebra da quarta parede onde o jogo se comunica com o jogador.
Quem são os nosso personagens principais?

Ness - Nosso protagonista da historia, um garoto de 13 anos que mora em Onett, ele recebe a missão de proteger a terra contra a invasão alienígena junto com 2 garotos e 1 garota enquanto utiliza seus poderes PSI para curar e proteger seus aliados ou machucar seus inimigos.
Suas armas: Bastão de Baseball, Ioiô e Estilingues.
Curiosidades: Ness é o único personagem do jogo que pode sofrer um status negativo chamado "Homesick" e o efeito dele é fazer com que Ness tenha uma chance de perder o turno enquanto ele sente saudade da sua casa e da sua familia.
Esse status não tem como evitar e tem uma chance de aparecer no final de cada batalha e as únicas maneira de curar os status são:
Visitar ou ligar para sua mãe;
Visitar o Dr. Saturn ou visitar as termas dos Saturns;
Usar o Dispositivo de Revitalização Instantânea
Visitar o "Seu Santuário"

Paula - O primeiro membro a entrar na sua equipe, ela mora em Twoson e se comportar mais como a "maga" do grupo, sendo fraca fisicamente, mas possui grandes poderes psíquicos ofensivos para derrubar os inimigos e barreiras para proteger seus aliados.
Ela possui uma habilidade chamada "Pray" que é utilizada na batalha, ao utilizar ele soltará um efeito aleatório podendo:
Curar e proteger seus aliados;
Causar dano nos inimigos;
Causar Debuff e status negativos em todos os membros do seu grupos e dos inimigos ao mesmo tempo;
Reviver todos os seus aliados, mas também vai reviver os inimigos.
Existe uma outra função para o uso do "Pray" mas está relacionado ao combate final contra o último chefão.
Sua arma: Frigideira.

Jeff - Ele estuda no internato Snow Wood que fica em Winters, que ao ouvir o pedido de socorro de Paula, ele escapa e vai ao encontro dela e de Ness. Ele também é fraco fisicamente, mas em compensação ele é o membro mais inteligente do grupo, podendo reparar uma grande variedade de itens para utilizar no campo de batalha, compensando assim o fato dele não ter nenhum tipo de poder psíquico.
Jeff também uma habilidade de verificar o inimigo, podendo apresentar alguns status dos inimigos e se ele possui alguma fraqueza elementar.
Sua arma: Armas de Fogo

Poo - Ele é um príncipe de um reino distante conhecido como Dalaam, ele também consegue usar poderes psíquicos que nem Ness e Paula, sendo capaz de utilizar uma das técnicas mais poderosas do jogo, o PK StarStorm.
Curiosidade: Poo se comporta diferente com alguns itens de cura, boa parte dos itens de cura do jogo são comidas ocidentais e ao consumir ele vai recuperar uma quantidade bem menor de vida, mas em compensação os itens de curas da sua região funcionam perfeitamente com ele, mas tem o efeito ruim com Ness, Paula e Jeff.
Ele possui a habilidade "mirror" onde ele começara a lutar automaticamente até o fim da luta enquanto se transformar no inimigo.
Suas armas: Punho e Espada do Rei.
OBS: Poo normalmente não vai receber bônus de status se equipar os equipamento, a única maneira dele receber é através de um conjunto de equipamentos conhecido como Itens do Rei, mas fique atento, pois a sua espada é um drop bem raro do Starman Super, um inimigo que só vai aparecer durante os eventos na Stonehenge Base.
Temos outros personagens que entram temporariamente no jogo, servindo como um suporte temporário, um deles é o King, o cachorro do Ness, que entra na sua equipe durante o prologo para ajudar o jogador a derrotar os inimigos inicias, mas quando depois do evento do meteorito ele volta para casa e não vai mais querer sair, por ficar com medo.
Temos também objetos que servem como suporte como o ursinho de pelúcia que serve como escudo para proteger os personagens de receberem dano.
No jogo até podemos mudar o nome dos personagens e até colocar o nome do nosso cachorro de estimação, na nossa comida favorita e até da coisa mais legal que nós gostamos que mais para frente vai se transformar em um poder psíquico para o protagonista.
E como podemos alterar os nomes, podemos deixar o jogo do nosso jeitinho e isso pode parecer bobo, mas se a gente já gosta de fazer isso, imagine uma criança cheia de imaginação?

O jogo até faz uma quebra de quarta parede em alguns momentos do jogo, onde ele vai para a gameplay por um breve período para pergunta diretamente ao jogador pelo o seu nome verdadeiro e ainda pede para confirmar se está certo.
Um pouco da historia:
Tudo se inicia no meio da noite, na cidade de Onett, onde seus moradores são despertados por causa do impacto do meteorito no norte da cidade e como foi próximo da casa do nosso protagonista, ele acaba indo investigar o local do acidente, porém ao chegar somos impedidos pelos policias que pedem para a gente controlar o nosso amigo e vizinho Pokey que está tentando furar o bloqueio que a policia montou, nosso vizinho até responde falando para a gente voltar para casa e seguimos o conselho.
Mais tarde naquela noite, somos acordados novamente por uma misteriosa batida estranha na nossa porta e descobrimos que se tratava de Pokey que implora por nossa ajuda para achar o irmão dele, o Picky, que tinha desaparecido perto do meteorito e acabamos aceitando o pedido de ajuda e nos preparamos para a nossa primeira aventura.
Ao sair de casa, seguimos em direção ao topo da colina, enfrentando os animais até chegar no local do impacto, aonde encontramos Picky tirando um cochilo e ainda faz uma piada comentando que seu irmão tinha saído correndo e chorando, após o dialogo com o Picky uma luz aparece no meteorito revelando um inseto que se apresenta como Buzz Buzz e revela para os meninos que ele veio de um futuro destruído pelo Destruidor Cósmico Giygas e que ele voltou para o passado por causa de uma lenda que 3 garotos e 1 garota tinham poderes suficientes para derrota-lo e traz a paz para o mundo e que acredita que Ness podia ser uma dessas crianças, prometendo ajuda-lo durante a jornada.
Com Buzz Buzz na equipe as crianças seguem o caminho de volta para deixar os irmãos em casa em segurança, porém são surpreendidos pelo Starman Junior, que diz ser um alien que veio do futuro para eliminar o Buzz Buzz, mas que logo acaba sendo derrotado e somos informados que o plano de Giygas já tinha iniciado, corrompendo o coração e a mente das pessoas e transformando animais dóceis em criaturas violentas.
Ao entregar em segurança Picky e Pokey, a mão dos meninos confunde Buzz Buzz com um inseto normal e acaba dando um golpe fatal e como ele já estava exausto do ultimo combate acabou gravemente ferido e utilizar suas ultimas forças para entregar a Sound Stone para Ness e fala que para se quiser ter poder suficiente para vencer o terrível Giygas, terá que conquistar o poder da terra, e para isso deverá levar este item para gravar a melodia que existe nos 8 pontos chamados de "Seus Santuários" e no final do prologo acabamos perdendo um aliado e temos iniciar a nossa jornada para encontra as outras crianças , conquistas os santuários e só assim ter forças para salvar o mundo.
O jogo vale a pena LG?!
Infelizmente tenho que dizer alguns pontos importantes, pois SIM! vale a pena conhecer não só Earthbound, mas toda a serie Mother, mas vou levantar algumas coisas do jogo como:
O jogo é rico em informações, trazendo não só uma boa historia, mas apresenta um mundo cheio de segredos que precisam ser desvendados junto com seus NPCs que sempre possui uma historia para contar ainda mais se você avançar na historia e voltar para conversar com eles.
Sua trilha sonora além de ser agradável, ela consegue se encaixar perfeitamente no cenário causando mais impacto ao jogador, trazendo emoções de alegria em momentos alegres, momento de suspense nas partes de mistérios e medo nas partes assustadoras.
Seu pixel art é bastante chamativo, criando bastante detalhes tanto nos sprites de batalha quanto no cenário do jogo, criando um ótimo conjunto de cores nos cenários evitando assim uma poluição visual.
Agora ele tem alguns pontos que podem afastar os jogadores como o seu menu bem arcaico, onde você tem que abrir o menu para falar ou checar os objetos, você pode evitar isso apertando o botão "L", mas não é sempre que você vai lembrar disso. Suas batalha são repetitivas e se juntar isso com áreas do jogo onde os inimigos aparecem em excesso no mapa, impossibilitando você de fugir pode fazer com que os jogadores se cansem.
O jogo tem um inicio bem lento, apresentando uma dificuldade até que simples onde você consegue resolver facilmente com um pouco de grind e itens de cura, mas vai ter momentos em que você assim que pisar em uma nova região vai ser recebido por alguns inimigos ainda muito mias poderosos, criando assim uma curva de dificuldade estranha, assustando qualquer novato.
Temos dungeons que não possuem um bom level design, fazendo com que o jogador se sinta perdido, fora os seus backtrackings em que se você vacilar ou tiver uma memoria curta você vai acabar se perdendo, o bom é que para proteger o jogador, cada cidade possui um Hint Booth, um NPC que vai te vender uma dica para que você acha o seu próximo destino e as dicas são muito boas e mesmo que o valor suba a depender do ponto da historia, ela ainda continua bem acessível para o jogador.
Um detalhe sobre o backtracking é que eu não vejo como algo negativo, pois com a gente está fazendo parte daquele mundo, nada mais justo do que revisitar cidades até para ver as consequências das nossas ações.
Para sua época o jogo foi incrível e ainda tem muitos pontos que ajudam ele a ser lembrado com muito carinho, principalmente a sua historia sobre uma criança que não só está se aventurando para salvar o mundo com seus amigos e sim crescendo enquanto conhece o mundo em que ela vive e é por isso que eu digo que mesmo que você não consiga jogar por ser um RPG antigo, pesquise e conheça a historia de Ness e veja como ele salvou o planeta dele dos aliens enquanto ele conseguiu crescer com força e com sabedoria!
E caso queria jogar veja com a comunidade da serie, pois existem traduções fan made para jogar no idioma Português, fora alguns mods que melhoram alguns elementos do jogo como o tempo do grind, balancear alguns inimigos do jogo ou até mesmo se quiser mais desafio, existe mods para deixar os inimigos mais poderosos também.
Comments