Falando um pouco sobre o Retro Achievements
- guedesluis993
- Sep 22, 2020
- 4 min read

Nada melhor do que começar este site com um assunto que envolva o universo do Retrogaming então vou falar um pouco sobre o Retro Achievements, eu sei que muitos de vocês o conhecem, mas para os que não estão familiarizados vou fazer uma breve descrição sobre o que é e como funciona.

O Retro Achievements é uma plataforma que permite adicionar conquistas nos jogos retrôs, coisa que começou a surgir na época do playstation 3 e no Xbox onde as desenvolvedoras criavam pequenos desafios para os jogadores completarem e a recompensa que recebiam era um título que só serve para se exibir por ter feito algo extremamente difícil ou extremamente besta.
O site foi criado pelo Scott Davies e tem como objetivo de incentivar o retorno aos jogos retrôs, toda conquista criada e colocada nos jogos são desenvolvidos pelos próprios usuários da comunidade. Para participar basta apenas criar sua conta, baixar o emulador recomendado pelo site, adquirir o seu jogo e pronto… boa jogatina.
A iniciativa é bem interessante por ser uma forma de incentivar o retorno aos antigos consoles e até uma forma de se desafiar a fazer algo que você nunca conseguiu fazer no passado por conta da dificuldade ou apenas por conta da preguiça ter falado mais alto rsrsrs.
Isso acaba sendo uma forma de conhecer melhor os antigos jogos, podendo até olhar se eles são bons ou ruins, pois temos muitos jogos que são ótimas recomendações por serem bem feitos e estarem firmes até hoje, por servirem como referência para os novos desenvolvedores de jogos ou até mesmo para aqueles que curtem conversar sobre o mesmo. No site existe uma sessão de fóruns que possuem diversas funcionalidades como tirar dúvida sobre os emuladores, um tópico somente para um determinado jogo, para corrigir algum bug que surgiu e até link para poder entrar no servidor do Discord onde existe diversos canais e até um canal focado somente para quem tem mais praticidade com a língua portuguesa.
O seu perfil é bem simples onde apresenta:
Seu nick, sua foto de perfil e seu Rank onde a sua posição vai depender de quantos pontos você conseguiu com as conquistas conquistadas;
O mural onde apresentar os jogos que finalizou todas as conquistas;
Os jogos que você jogou nas ultimas jogatinas, nesse ele apresenta todas as conquistas que o jogo oferece junto com as conquistas já conquistadas;
Uma lista dos jogos completados onde apresentar da seguinte ordem: Dos jogos completados para os jogos que possuem menos conquistas;
Um Gráfico onde apresenta a barra de progressão das conquistas adquiridas junto com o dia que adquiriu e quantos pontos adquiriu naquele dia;
O ranking dos seus amigos adicionados mostrando a pontuação que eles conseguiram no dia, na semana e a pontuação total.

O site oferece para o usuário uma lista de jogos que vão funcionar com os emuladores do RA, existe também uma parte voltada somente para as conquistas onde o jogador poderá ver todas as conquistas já criadas e existe uma outra seção que pegará as conquistas que dividira em subseções onde terá 3 listas: As conquistas mais fáceis, as mais difíceis e as conquistas comuns.
Existem 2 níveis de conquistas: As conquistas normais onde você pode usar Cheat, Save State e outra funções do emulador e as conquistas Hardcore que desativa o uso de qualquer função externa do emulador, fazendo com que o jogador fique mais próximo de como estivesse jogando no próprio console, se o jogador escolher pegar a conquista no modo normal ele ganhará metade dos pontos e para receber toda a pontuação deverá fazer novamente a conquista na dificuldade Hardcore.
Quando você vai olhar as conquistas de um determinado jogos o site também apresenta um Leaderboards, mostrando pontuações de determinados desafios dentro do jogo como: Pegar o máximo de estrelas sem tomar nenhum dano em Super Mario 64, chegar e vencer a liga pokémon no menor tempo possível, conseguir o máximo de pontuação no modo arcade de um jogo de luta.

Eu sabia da existência do RA desde o seu nascimento, mas só recentemente que eu fui experimentar tanto que comecei jogando o Mario and Luigi Superstar Saga, jogo que saiu para o Game Boy Advance e o mais engraçado é que mesmo conhecendo este jogo ainda tinha coisas que eu nunca fui além como por exemplo: Criar todas as combinações no Harhall's Studio, onde o jogador recebe uma certa quantidade de feijões por cada estampa montada e no final recebe um equipamento novo ou bater o record no mini game do surf e depois de ir atrás de novas descobertas eu acabei completando todas as conquistas do game e o emulador ainda informou o tempo que eu levei.

Não sou um jogador que tem como objetivo de completar todas as conquistas, mas gosto de procurar bons desafio, mas também não vou atrás de desafios que sejam extremamente difíceis como a conquista de zerar The Legend of Zelda: A Link to the Past sem morrer ou que seja necessário conhecer algum Glitch de SpeedRuner para zerar o jogo o mais rápido possível.
Aproveitei o RA para visitar antigos jogos como: Tekken Advance, o quebrado do The King of Fighter Ex, onde ambos saíram para o Game Boy Advance e até o jogo esquecido por muitos e até pela própria Square que é o Final Fantasy Mystic Quest, game que saiu para o Super Nintendo.
O RA apresenta diversos tipos de conquistas para diversos tipos de jogos que vão desde o Atari e ColecoVision até a geração do playstation 1, Sega Saturn e Nintendo DS. Da grande variedades de emuladores, existem 2 em especial que são é RetroArch e o RABLibretro, ambos estão em fase de teste, mas podemos chamar de Mil e uma utilidades, pois ambos conseguem rodar diversos jogos de consoles diferentes, a diferença mais é que enquanto o RABLibreto é usado mais para gerar novas conquistas nos games, o RetroArch tem um visual mais atraente e consegue ser mais funcional do que o RABLibreto e é bastante utilizado por diversos streamers.
Caso você queria algo mais simples existem emuladores voltado somente para determinado console como o RAVBA que pode rodar jogos de Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance, temos o RAP64 que pode rodar jogos de Nintendo 64 e por aí vai, mas infelizmente os consoles do Nintendo DS, Playstation1 e Sega Saturn só rodam no RABLibreto e no RetroArch.
Agora vem a pergunta: Vale a pena entrar neste universo do RA? A resposta é: Sim... Vale a pena conhecer, ainda mais se você for um fã dos antigos jogos e deseja conhecer outras pessoas até para trocar um bate papo legal.
Comments