Falando um pouco sobre: Pokemon Red e Blue
- guedesluis993
- Jan 29
- 11 min read
"Every Jorney begins with a choice"
Com isso em mente, vamos voltar para o passado e lembrar de um RPG que marcou a vida de muitos, principalmente os fãs do console portátil da Nintendo, o Game Boy.
A primeira coisa que é bom avisar é que o jogo que foi inspirado pelo anime foi o Pokémon Yellow, já as versões do Red e do Blue nasceram antes do anime, ambos os jogos foram lançado em 1996 no Japão, em 1998 na América e na Austrália e em 1999 na Europa.
Podemos dizer que ele faz parte dos primeiros jogos da serie, pois o Japão recebeu o Pocket Monsters Aka (Pocket Monsters Red) e Pocket Monsters Midori (Pocket Monsters Green) em 27 de fevereiro de 1996 e em 15 de outubro de 1996 saiu o jogo com o nome modificado, sendo chamado de Pokémon Red e Pokémon Blue.
Apenas Pokémon Red e Blue foram lançados fora do Japão. A versão Green só foi lançada fora do Japão na geração do Game Boy Advance, através do remake da primeira geração, com os jogos Pokémon FireRed e o LeafGreen, que substituiu o Pokémon Blue.
É bem capaz que tenha muita gente que não tenha jogado as versões, mas pelo menos já deve ter visto na internet os sprites e temos que concordar que algumas delas são até legais, mas outras são estranhas.

Lembro até hoje o primeiro time que usei para vencer a Liga Pokémon e também do sofrimento para conseguir zerar o jogo, mas no final sentir uma grande satisfação em ter zerado.

Obs: Butterfree é um pokémon que sempre ta me acompanhando, não é a toa que se eu citar um Top 3 pokémon preferidos ele vai ser assim:
Butterfree;
Nidoking/Nidoqueen;
Gardevoir.
Se vocês quiserem eu posso criar no futuro um texto sobre as minhas experiências em Pokémon :P
Enredo:
Seja bem vindo ao mundo Pokémon! Você é um Treinador Pokémon e deseja vencer a Liga Pokémon, porém é necessário vencer os 8 ginásios e com isso, ter a chance de entrar na liga e enfrentar a Elite Four, formada pelos melhores treinadores da região.
O professor Oak também lhe confiou uma missão muito importante! Completar a Pokédex, que é uma enciclopédia de bolso, e para isso deverá capturar todos os 150* Pokémon.
Então se prepare para se aventurar na região de Kanto, uma região cheia de mistérios para serem descobertos e cheios de treinadores prontos para duelar e testar suas habilidades!
Fique pronto para enfrenta todos os obstáculos que forem surgindo, mas não se preocupe, pois você não estará sozinho! Pois os Pokémon sempre estarão lá para te ajudar.
*São 151, mas infelizmente não é possível capturar o nº 151, pelo menos de forma "legal", mas logo explicarei sobre isso.
Sobre o Jogo:
Não tem muito segredo, como ele segue a ideia de um jogo de RPG, você deve enfrentar Pokémon selvagens e treinadores, e com cada inimigo derrotado, o Pokémon que participou da luta vai ganhar XP (Experience Points e ele pode ser abreviado também como EXP) e quando juntar uma certa quantidade de pontos, ele vai conseguir aumentar o seu nível e como consequência ele ficará mais forte.
Para aumentar os membros do seu time, você precisa capturar os Pokémon selvagens, para isso é necessário utilizar a Pokébola. Existem 4 tipos de Pokébolas, e o que as diferenciam é a sua porcentagem de captura, entre elas temos a Master Ball, que garante 100% de chance de sucesso, porém você só conseguirá 1 Master Ball no jogo, então é preciso ter cuidado.
Para aumentar as chances de captura, é importante enfraquecer o inimigo e de preferencia, aplicar um status negativo, como Paralysis ou Sleep e por fim, bastar usar a Ultra Ball, que tem menos chance de falhar, até ter sucesso.
Você só conseguirá ganhar EXP ao zerar o HP dos seus inimigos, mas vale lembrar que, se um Pokémon entrar na luta e, no durante o seu primeiro turno, for trocado por outro, ele também receberá pontos de experiência. No entanto, o total de pontos será dividido entre os participantes da luta, resultando em uma quantidade menor para cada membro.
O item Experience Share nasceu na primeira geração, só que com o nome de Exp. All, enquanto ele estiver no inventário ele terá a função de dividir automaticamente o total de experiência entre todos os membros do time. No entanto, ao analisar com mais atenção, ele pode não ser tão vantajoso.
Exemplo: Se houver dois Pokémon no time com 0 de HP, já que o item ainda contabiliza esses membros na divisão, a parcela de experiência destinada a eles é perdida, e os Pokémon restantes acabam recebendo menos pontos de experiência.

Em determinados níveis o Pokémon vai aprender novos golpes, mas tanto os golpes quanto os níveis podem variar para cada Pokémon, mas lembre-se que ele só poderá manter apenas 4 ataques, então escolha qual a melhor combinação de ataques para deixar ele mais eficiente nas lutas, mas lembre-se que força bruta não quer dizer eficiência, e sim deixar o seu Pokémon pronto para superar qualquer situação.
Você poderá até ensinar novos golpes através do TM (Technical Machine), que são itens consumíveis, e do HM (Hidden Machine), que são itens que podem ser utilizados várias vezes, fora que os HMs podem ser usados fora da batalha, permitindo que o jogador consiga avançar na história, porém cada HM está ligado a um líder de ginásio.
Exemplo: para usar o HM 01 (CUT) fora da batalha, você deve conseguir a insígnia do segundo ginásio.
OBS: Existem alguns TMs que pode ser utilizados fora da batalha como:
Teleport: Permite levar o jogador para o último Centro Pokémon que ele visitou, mas não funciona dentro de cavernas ou de edifícios;
DIG: Tem o mesmo efeito fora da batalha, a sua diferença é que durante a batalha ele é um golpe ofensivo que causa um dano do tipo Terra e pode ser utilizado dentro de cavernas ou de edifícios;
Soft-Boiled: O Pokémon sacrifica 20% do seu HP para curar outro membro do time.
Infelizmente o jogo não te ajudar muito sobre as descrições dos ataques, os NPCs podem até explicar sobre alguns, mas de resto a melhor opção é ir na tentativa e erro, o bom é que hoje em dia isso ficou mais fácil, pois você encontra com facilidade uma lista na internet mostrando a descrição de cada ataque.
Dos 151 presentes, alguns podem evoluir ao chegar em determinados níveis, ficando mais forte, mas é bom ficar atento, pois alguns só conseguiram evoluir através de certas condições, que pode ser através das pedras de evolução ou então após uma troca Pokémon com outro jogador, através do cabo Game Link, um acessório criado para conectar 2 Game Boys, onde os jogadores podem trocar Pokémon ou até mesmo se desafiarem para ver quem tem o melhor time.
O treinador só pode manter até 6 membros na equipe e se conseguir mais 1 com a equipe cheia, o novo membro vai ser transferido para o computador que fica no Centro Pokémon, aonde ficará guardado.
As lutas sempre aconteceram no estilo 1X1 e no início do combate você sempre começará com o pokemon que se encontra no topo da lista.

Fique atento aos seus golpes, pois cada golpe tem um certo limite de PP (Power Point) e uma vez esgotado, ele não poderá mais utilizar o golpe até você restaurar os pontos com itens ou através do Centro Pokémon.
Existe um golpe secreto que o jogo não apresenta e ele só pode ser acessado quando o Pokémon esgota todos os PP dos golpes, onde ele dar uma investida no oponente, causando dano, porém logo em seguida ele perderá um pouco de HP.
Durante os combates, além de prestar atenção no HP, fiquem atentos aos status negativos do jogo que são:
Burn: A cada turno o seu Pokémon irá perder uma quantidade de HP até zerar, e nesta versão o seu ataque vai diminuir também;
Confuse: O Pokémon afetado tem uma chance de causar dano a si mesmo durante a sua ação;
Fainted: Quando seu HP chega a 0 o Pokémon acaba desmaiando e não poderá mais lutar, mas todas as HM (Hidden Machine) ainda podem ser utilizados fora da batalha;
Flinch: O seu Pokémon perderá o turno daquela rodada;
Freeze: Ele não poderá atacar e nessa versão ele não consegue quebrar sozinho precisando de um item de cura ou receber um ataque de fogo;
Paralyze: sua velocidade acaba diminuindo e seus ataques terão uma chance de falhar;
Poison: A cada turno o seu Pokémon irá perder uma quantidade de HP até zerar, mas fique atento, pois até fora da batalha ele vai continuar perdendo HP.
OBS: Flinch é um status causados por certos ataques, quando o ataca acerta o alvo, ele tem uma chance de causar Flinch e são apenas 3 ataques que possuem a chance de causar o status que são: Bite, Stomp e Bone Club.
Tenha cuidado, pois se o seu time for derrotado, como penalidade o seu personagem irá desmaia, será levado ao último Centro Pokémon que visitou e perderá metade do seu dinheiro.
O caminho é longo, mas extremamente dificil para aqueles que querem completar a Pokédex, pois ambas as versões possuem uma lista de Pokémon exclusivos e para completar o Pokémon Red, você vai precisar que algum amigo tenha um game boy com a fita da versão Blue.
E quer piorar a situação? No jogo temos um pokémon chamado Eevee e ele possui 3 evoluções, porém só temos 1 Eevee no jogo, então seriam necessários mais 2 fitas, para assim poder adicionar as informações das 3 evoluções.
Leve explicação sobre o Mew:
Falando brevemente sobre o Pokémon nº 151, o Mew, um lendário do tipo psíquico, antigamente você até poderia receber ele de uma maneira legal, pois o jogador recebia através de concursos da Nintendo Power, revistas divulgadas pela Nintendo of América, com direito até de receber um certificado com número de identificação do seu Pokémon.
Hoje em dia para conseguir captura-lo é através de glitchs ou então utilizar um Game Shark, que são códigos de trapaças, mas se fizer o código, o seu jogo não vai ser reconhecido pelo Pokémon Stadium, um jogo que foi lançado para o Nintendo 64.
Apresentando alguns personagens do jogo:

O protagonista do jogo, tem o desejo de conhecer mais sobre o universo dos monstros de bolso e vai se aventurar para se tornar um Mestre Pokémon enquanto passa por diversos desafios.

Conhecido como o Professor Pokémon, ele é um pesquisador que passou anos pesquisando sobre os Pokémon e pede ajuda ao Red para ele completar a Pokédex.
Ele é vizinho de Red e mora em Pallet Town junto com seus netos, Blue e Daisy.

Blue é o neto do Professor e irmão mais novo da Daisy, ele também tem o objetivo de se tornar um Mestre Pokémon e sempre vai aparecer para desafiar Red enquanto quer mostrar para seu avô que ele pode ser o melhor treinador.
Iniciais da primeira Geração:

Bulbasaur: Inicial do tipo Planta/Venenoso;
Charmander: Inicial do tipo Fogo e na sua evolução final ele se torna do tipo Fogo/Voador, podendo aprender o golpe Fly;
Squirtle: Inicial do tipo Agua.
Tanto os Ginásios e os membros da Elite four possuem um tipo onde eles vão se especializar então vou focar em apresentar as vantagens e desvantagens deste tipo.
Ginásios:

Especialista no tipo Pedra, onde são lentos, mas possuem uma boa resistência física.
Vantagens: Voador, Fogo, Gelo e Inseto.
Desvantagens: Água, Planta, Lutador.
Imunidade: Elétrico devido ao seu segundo tipo que é Terra.

Especialista no tipo Água, onde são rápidos e possui um bom ataque especial ainda mais com o ataque Bubble Beam.
Vantagens: Fogo, Terra e Pedra.
Desvantagens: Elétrico e Planta.

Especialista no elétrico, sempre vai aproveitar para paralisar seus inimigos com o golpe Thunder Wave.
Vantagens: Voador e Água.
Desvantagens: Terra, fora que não sofrem nenhum tipo de dano de eletricidade.

Especialista com o tipo Planta, sempre vai abusar dos ataques que podem causar Sono, paralisia ou Envenenamento.
Vantagens: Água, Pedra e Terrestre.
Desvantagens: Fogo, Voador e Gelo

Especialista no tipo Veneno, pronto para aplicar Veneno no seu time e um dos melhores Pokémon dele possui uma boa resistência física
Vantagens: Planta.
Desvantagens: Psíquico e Terra.

Especialista no tipo Psíquico, sendo o tipo que possui o maior poder especial do game, mas que pode cair fácil se receber muito ataque físico forte.
Vantagens: veneno e Lutador.
Desvantagens: Inseto e Fantasma.
Aviso: Não foque em bater com a fraqueza, pois ambos os tipos não possuem bons ataques e os únicos tipo fantasma do jogo também são do tipo Veneno, que é fraco contra Psíquico.

Especialista no tipo Fogo, pronto para te apresentar Pokémon com boa agilidade, com ataques que podem causar o status de queimadura e o terrível Fire Blast, um ataque muito poderoso de fogo.
Vantagens: Gelo, Planta, Inseto .
Desvantagens: Pedra, Terra e Água.

O misterioso líder do último ginásio, além de comandar a Equipe Rocket, um grupo terrorista que age na região de Kanto, sua especialidade é do tipo Terra, Apresentando um time bem resistente.
Vantagens: Elétrico, Fogo, Pedra e Veneno.
Desvantagens: Gelo, Água e Planta.
Imunidade: Elétrico.
Elite Four:

Especialista no tipo Gelo, trazendo Pokémon que possui mais de 1 tipo e a única treinadora do jogo que apresenta Jynx um Pokémon do tipo Gelo/Psiquico.
Vantagens: Dragão, Voador, Planta e Terra.
Desvantagens: Lutador, Fogo, Pedra.

Especialista no tipo Lutador, embora que membros do time que são do tipo pedra.
Vantagens: Pedra, Gelo e Normal.
Desvantagens: Voador e Psíquico

Especialista no tipo Fantasma, trazendo também alguns membros do tipo Veneno.
Vantagens: Fantasma e Psíquico.
Desvantagens: Fantasma.

Especialista no tipo dragão, mas apresenta também Pokemon do tipo voador/Agua e Voador/Pedra.
Vantagens: Dragão
Desvantagens: Dragão e Gelo
No final do confronto, Lance nos avisa que ainda tem mais um desafio pela frente, pois já tem um treinador com o titulo de campeão e nós teremos que enfrentar ele.

Ele tem um time bem equilibrado então o melhor a se fazer é ter um time para poder contra atacar as fraqueza do Pokémon que aparecer em campo.
Após vencer a luta, você será parabenizado pelo Professor Oak e tanto o seu nome quanto dos seus companheiros vão entrar para o Hall da Fama!
Depois basta aproveitar e assistir os créditos que vão aparecer na tela e no final você voltará para sua cidade natal e poderá entrar na caverna de Cerulean que antes tava bloqueada, para poder enfrentar Pokémon mais fortes e ter acesso ao Mewtwo, um dos lendários da primeira geração.
E agora, vale a pena?
Honestamente? Vale a pena, mas seria melhor pegar outras versões.
Os veteranos com a memória fresca vão conseguir lidar sem problema, mas os novatos além de terem dificuldade, eles vão sentir uma grande diferença, ainda mais se você for um jogador que já teve contato com outros jogos da série.
Não é que o jogo seja dificil, ele só tem alguns problemas como por exemplo: o desbalanceamento envolvendo Pokémon do tipo Psíquico e do tipo Dragão.
Vale lembrar que existe uma chance de você perder o seu save que é através do glitch do Missingno.
Existe outros Glitch e bugs como o bug do ataque Focus Energy que em vez de aumentar a chance de causar um critico ele simplesmente acaba diminuindo por conta de um erro de programação.
Ao contrario da segunda geração em diante, a única forma de repetir a luta contra os treinadores é dentro da Liga Pokémon então isso faz com que o jogador não tenha muitas formas de conseguir dinheiro, mas isso é só um aviso, pois não é considerado um problema, a menos que você perca muitas lutas seguidas ou gaste tudo com itens que não precisa, ai a sua situação financeira vai aperta.
Você tem pouco espaço na mochila e ao preencher os 15 espaços do inventário você terá que guardar algum item no computador do Centro Pokémon ou jogar fora para poder liberar espaço e vai por mim, você vai lotar muitas vezes.
Se você deseja mais opções para conhecer a primeira geração temos:
Pokémon FireRed e Pokémon Greenleaf: Jogos que saíram para o Game Boy Advance (A versão que eu mais recomendo);
Pokémon Let's Go Pikachu e Pokémon Let's go Eevee: jogos que saíram no inicio do Nintendo Switch.
Agora se quiser se aventurar até para conhecer o inicio de tudo, eu recomendo fortemente o Pokémon Yellow, pois além de permitir possuir os 3 iniciais, ele conseguiu resolver alguns glitchs e conseguiu resolver também o problema da IA do computador do jogo.
Comments